orquidea

A ORQUÍDEA

Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os Continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais. Majoritariamente epífitas, as orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes. Elas encontram muitas formas de reprodução: na natureza, principalmente pela dispersão das sementes mas em cultivo pela divisão de touceiras, semeadura in-vitro ou meristemagem.

A respeito da enorme variedade de espécies, pouquíssimos são os casos em que se encontrou utilidade comercial para as orquídeas além do uso ornamental. Entre seus poucos usos, o único amplamente difundido é a produção de baunilha a partir dos frutos de algumas espécies do gênero Vanilla, mas mesmo este limitado pela produção de um composto artificial similar de custo muito inferior. Mesmo para ornamentação, apenas uma pequena parcela das espécies é utilizada, pois a grande maioria apresenta flores pequenas e folhagens pouco atrativas.
Por outro lado, das espécies vistosas, os orquidicultores vêm obtendo milhares de diferentes híbridos (mistura entre duas ou mais espécies de orquídea) de grande efeito e apelo comercial. Como nenhuma outra família de plantas, as orquídeas despertam interesse em colecionadores que se ajuntam em associações orquidófilas, presentes em grande parte das cidades por todo o mundo. Estas sociedades geralmente apresentam palestras frequentes e exposições de orquídeas periódicas, contribuindo muito para a difusão do interesse por estas plantas.

A DFlor a Flor trabalha com Híbridos que são cruzamento entre dois ou mais gêneros de orquídeas criados em laboratório, onde nascem novas orquídeas diferenciadas em cores, resistência e perfume. Para uma nova variedade de orquídea ser comercializada, pode levar até dez anos onde o hibridador faz vários cruzamentos, aguarda a planta crescer, florescer 2 a 3 vezes para entender a planta, suas necessidades de clima, umidade, nutrientes, melhor habitat e época de floração entre muitos outros fatores. Em outras palavras, existe um trabalho de pesquisa e seleção.

Prezando a qualidade e diversidade de orquídeas a DFlor a Flor está sempre buscando novidades para trazer ao mercado brasileiro trabalhando em parceria com hibridadores, investindo em pesquisa de orquídeas principalmente as tolerantes ao clima brasileiro.

Somos representantes exclusivos de um dos melhores hibridadores americanos. Nossa maior produção é da parceria com Mr. McCully que é um hibridador de Intergenéricos, cruzamento entre gêneros de orquídeas da aliança dos Oncidiuns, que já são comercializadas no Brasil como “HAWAIIAN ORCHID”.

Temos parceria também com hibridadores da “Orchid People” que é uma empresa americana especializada em Cymbidium e com “Champion Flora” de Taiwan, especializada em Phalaenopsis onde buscamos trazer uma infinidade de novas cores, tamanhos e formatos.

Missão:

“Produzir e ofertar orquídeas originais e de qualidade, trabalhando com seriedade, respeito e honestidade; proporcionando novas experiências e emoções”.

Visão:

“Ser referência na produção de orquídeas híbridas, respeitando a natureza, preservando a qualidade e comprometimento com os clientes”.

Valores:

Honestidade, Responsabilidade, Respeito e Criatividade.